segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Dia do Professor

Sexta passada foi dia do professor, e a vida aqui anda com a Graça de Deus cheia de encomendas que atualizar o blog esta sendo uma tarefa digamos Missão Impossível. Mas ainda dá tempo , de deixar registrado minha particular homenagem aos mestres!  
      Quem não tem na lembrança um professor que um dia passou em nossas vidas!
      Pode ter sido o primeiro, aquele que nos ensinou as primeiras letras, ainda mais para aqueles que viveram em uma época em que as crianças ate os 7 anos de idade tinha todo o tempo ocupado com a atividade de ser criança de verdade , e fazer tudo de criança (brincar, brincar e muito brincar ...) E os pais contribuíam ainda mais com esse tempo de ser criança , pois grande parte não se preocupavam em ensinar a criança a rabiscar que seja o próprio nome , ou então a arranhar a leitura de algumas letrinhas.E a primeira professora ganhava um papel especial nesse momento , pois levava a criança a descobertas dando lhe asas as primeiras conquistas.
          Depois da primeira ate chegar à faculdade temos uma fila de professores, de todos os tipos, jeitos, metodologias enfim , seja por carisma , seja por afinidade, nos proporcionam um aprendizado diferente que podem deixar lembranças por toda a vida. Lembro bem de passar por toda minha fase de estudante, quando eu reclamava de algum professor vinha minha mãe dizendo: se você não esquecer de um professor, mesmo passando anos e anos é sinal que ele foi um ótimo professor, e que ensinou de verdade.E hoje vejo como é verdade , tive professores ruins e bons , mas nas minhas lembranças ficam aqueles que são lembrados pelo bom ensino que deram e não porque eram chatos (por mais que tive vários assim).
          Mas seja na adolescência ou hoje muito comum nos bancos de cursinhos e faculdade, e com mais frequência em garotas, ainda tem a fascinação de "apaixonar" por um professor. Ahhhhh mesmo na fantasia quem não viveu essa experiência gostosa, inocente, pura e de uma viagem sem limites pela imaginação. Nessa fantasia tem a paixão pela pessoa mais madura, pela pessoa que sabe mais, mistura de pai, tio  enfim motivos também são muitos.
          Entramos na faculdade nesse momento a realidade é outra, nosso foco também, e já na visão diferente que olhamos o mundo, podemos ter a sorte de conviver por alguns anos com um mestre, ou um doutor que com nossa vontade própria pode nos levar aos primeiros passos do que seremos como profissionais.
          Achas que acabou? Ainda não, pois pela vida, no nosso dia a dia nosso meio seja social ou familiar esta cheio de professores, homens e mulheres sem o diploma da magistratura, mas com diploma da experiência de vida que viveu alguns anos a mais que nos e assim se tornam conhecedores de situações diversas , e com essa bagagem repassar com dialogo e com exemplos tudo aquilo que viveram.
         Esses homens e mulheres podem ser nossos desconhecidos ou nossos conhecidos, não importa, o que importa é que são pessoas, talvez esses sim sejam os maiores mestres, pois são os mestres da disciplina VIDA, a disciplina que nunca terminamos , pois feliz aquele que quer morrer sem saber nada, pois o mundo de descoberta sempre o espera. Mas essa disciplina nos aplica em alguns momentos as notas azuis ou máximas , que dão lugar muitas vezes as notas vermelhas e por que não as reprovações. Mas no final tudo vira aprendizado , e que aprendizado , mais aprendizado ainda  quando compartilhado e repassado fazendo verdade a teoria : "QUEM ENSINA APRENDE DUAS VEZES"!

OBS: abaixo flores feitas por mim em feltro para algumas professoras desconhecidas por mim mas conhecidas dos filhos de minhas novas clientes ( Moabe,Dalva,Luciana Vasconcelos , Kaminice e Erica). Mas peço licença a elas para aproveitar a beleza das flores para fazer uma homenagem de gratidão a aqueles mestres ( magistrados na licenciatura ou na vida) que um dia contribuíram para o que hoje sou como pessoa, seja no profisisonal ou no pessoal.

Magistrados na Licenciatura = Angelilta , Vilmar , Carminha, Salim, Cegonha , Marcelisio, Marcos, Marcio Moreira, Hernane, entre outros.
Magistrados na Vida = Meus Pais, Nando, Nogueira entre outros.

  

Nenhum comentário: